Ontem eu estava debatendo no messenger sobre algo que eu costumo abominar: Mentira. A frase era "Everybody lies" (do inglês, todo mundo mente)... Está certo que, lendo essa frase, o primeiro pensamento que vem à tona é de que o autor da mesma seja um frustrado por mentiras ou simplesmente o próprio mentiroso, querendo justificar sua falácia com o clássico "se todo mundo faz, por que eu não posso fazer?"... Na verdade, desisti de descobrir os motivos da criação, só porque a discussão ficou interessante. Não é que me fizeram mudar de opinião? Aprendi que a frase "Eu estou bem" é como uma mentira universal (já explicarei o porquê).
Existem 2 tipos de mentira, de acordo com o contestador da minha discórdia: a mentira que você conta para os outros, para os fazer sentir bem; e a mentira que você conta para si mesmo, para se sentir bem. Tá bom... Mas e daí? Daí que a frase "Eu estou bem" se encaixa nos dois tipos de mentiras!
Quando questionados sobre nosso bem-estar, temos o péssimo hábito de negar e omitir a realidade. "Eu estou bem" é uma maneira de evitar que o outro se sinta mal pela sua baixa auto-estima, bem como negar para si próprio o verdadeiro estado de espírito que tanto o incomoda. Por um momento, ainda tentei argumentar que não seria o caso de fingir estar bem, mas sim, de querer estar bem naquele momento e adotar a resposta para atrair o estado para si (a velha Lei da Atração)... Mas, deixa de ser uma mentira? Óbvio que não. Repensei.
Papai e mamãe ensinaram que mentir é feio. Então, vá em frente, diga o quão para baixo você está e acabe também com o dia do seu amigo que só quis ser simpático! Nessa difícil escolha... A gente mente. O que confirma, querendo ou não, que "everybody lies".
Mas eu vejo a mentira como uma forma sutil de traição. Você trai a confiança, o sentimento e a verdade, num único ato. Mas, como esse ato se restringe a palavras, as pessoas trataram de inventar um nome, cujo impacto fosse menor, para traírem à vontade sem serem chamadas de traidoras. Genial, não é?! Covardia... O retrato da sociedade.
.
Um comentário:
=)
É, everybody lies xD
Postar um comentário