domingo, 20 de fevereiro de 2011

"Everybody lies"


Ontem eu estava debatendo no messenger sobre algo que eu costumo abominar: Mentira. A frase era "Everybody lies" (do inglês, todo mundo mente)... Está certo que, lendo essa frase, o primeiro pensamento que vem à tona é de que o autor da mesma seja um frustrado por mentiras ou simplesmente o próprio mentiroso, querendo justificar sua falácia com o clássico "se todo mundo faz, por que eu não posso fazer?"... Na verdade, desisti de descobrir os motivos da criação, só porque a discussão ficou interessante. Não é que me fizeram mudar de opinião? Aprendi que a frase "Eu estou bem" é como uma mentira universal (já explicarei o porquê). 

Existem 2 tipos de mentira, de acordo com o contestador da minha discórdia: a mentira que você conta para os outros, para os fazer sentir bem; e a mentira que você conta para si mesmo, para se sentir bem. Tá bom... Mas e daí? Daí que a frase "Eu estou bem" se encaixa nos dois tipos de mentiras! 

Quando questionados sobre nosso bem-estar, temos o péssimo hábito de negar e omitir a realidade. "Eu estou bem" é uma maneira de evitar que o outro se sinta mal pela sua baixa auto-estima, bem como negar para si próprio o verdadeiro estado de espírito que tanto o incomoda. Por um momento, ainda tentei argumentar que não seria o caso de fingir estar bem, mas sim, de querer estar bem naquele momento e adotar a resposta para atrair o estado para si (a velha Lei da Atração)... Mas, deixa de ser uma mentira? Óbvio que não. Repensei.

Papai e mamãe ensinaram que mentir é feio. Então, vá em frente, diga o quão para baixo você está e acabe também com o dia do seu amigo que só quis ser simpático! Nessa difícil escolha... A gente mente. O que confirma, querendo ou não, que "everybody lies".

Mas eu vejo a mentira como uma forma sutil de traição. Você trai a confiança, o sentimento e a verdade, num único ato. Mas, como esse ato se restringe a palavras, as pessoas trataram de inventar um nome, cujo impacto fosse menor, para traírem à vontade sem serem chamadas de traidoras. Genial, não é?! Covardia... O retrato da sociedade.
.

sábado, 19 de fevereiro de 2011

DEScontentamento descontente!

Querida educação brasileira (se é que você realmente existe), é com imenso (des)prazer que lhe dedico um post inteiro, afim de expressar o meu incomensurável descontentamento diante da sua  falta de competência. Optei de início por criticá-la diretamente, por acreditar que, dessa maneira, haveria menor distanciamento de ambas as partes, porém, tendo em vista que a convivência me aproximou e apresentou aos seus contínuos deslizes de conduta, prefiro me abster dessa aproximação e fazer um discurso indireto. Apesar de ter estudado desde o pré-escolar até o fim do ensino médio em escola particular, no ano passado (e no presente ano também), na tentativa de ingressar em uma universidade pública, conheci de perto algumas das muitas mazelas de nosso frustrante "projeto" de educação (acho que esse seria o tratamento mais adequado)...

Meu foco é o ENEM, o Exame Nacional do Ensino Médio... O nome bonito pode até passar uma certa confiança, mas... Que fiasco, hein, campeão?! Como uma prova ridícula (deixando o eufemismo um pouco de lado), com questões mal elaboradas, impressão de terceira e correção de qualidade extremamente duvidosa pode ser adotada no país e ainda ter a honra de receber o título de NACIONAL? Francamente, está muito mais para um VExame Nacional, do que qualquer outra coisa... Em 2009, fiz a prova por experiência e já percebi a tremenda palhaçada com todo aquele escândalo do roubo e adiamento! 2010, com a magia da prova amarela e do gabarito invertido, veio para confirmar minhas teorias de que a educação no Brasil não apenas engatinha, como também já apresenta algum problema nos joelhos, osteoporose talvez... E eu, sinceramente, não sei o que é pior: ter a prova cancelada (e passar por mais duas tardes de provação) ou deixar inúmeros prejudicados (afinal, também poderia ser eu, um dos candidatos com a prova amarela a querer reivindicar meus direitos).

A consideração pelos estudantes fica onde? Simplesmente não existe. Problemas na saúde, saneamento, corrupção, política... É frustrante ver mais esse descaso na sociedade brasileira e, pior ainda, um descaso que se volta especialmente para aqueles que, futuramente, serão a imagem dessa mesma sociedade. O futuro da nação reflete o futuro de seus jovens e esses jovens se espelham no exemplo de sua nação. Mas, que futuro está sendo garantindo para tais? Que exemplo está sendo dado? Resposta para ambas: Nenhum.

Eis o meu descontentamento!